"" ➡ Redação do Enem 【Dream Black Garden】: ➺ Novas formas de fazer a introdução da redação

➺ Novas formas de fazer a introdução da redação

Neste artigo vamos dar mais algumas opções interessantes para construir a introdução de uma redação dissertativa capaz de ser avaliada com nota 1000. Este post é uma continuação de um outro no qual falamos sobre as primeiras e mais simples formas de iniciar um texto. Saiba mais sobre perder o mesmo de escrever uma redação acessando o site.

Definição: com a definição caracterizamos de maneira sintética o assunto sobre o qual dissertaremos, delimitando-o e explicitando em que sentido iremos explorá-lo.

Exemplo:

Paixão triste, o medo é e sempre será paixão, jamais transformando-se em ação do corpo e da alma. Sua origem e seus efeitos fazem com que não seja uma paixão isolada, mas articulada a outras formando um verdadeiro sistema de medo, determinando a maneira de sentir, viver e pensar dos que a eles estão submetidos.
(Marilena Chauí - Sobre o medo - Os Sentidos da Paixão, São Paulo, Funart/Companhia das Letras, 1987)

Fato-exemplo: um fato-exemplo, na medida em que dá concretude e materialidade ao início do texto, facilita a colocação do ponto de vista e ajuda a engajar o leitor na leitura.

Exemplo:

Um amigo meu se matou, já faz bastante tempo, mas sua imagem povoa, com freqüência, a minha cabeça. Lutei junto com ele, longamente - contra a morte dele. Através da amizade, da inteligência e do coração - lutamos contra a morte dele. Ou melhor: lutamos contra a morte, a dele, a minha, a de todo mundo. Viver é, em última análise, lutar contra a morte...
(Hélio Pellegrino - A Burrice do Demônio- Rio de janeiro, Rocco, 1988)


Conversa com o leitor: trata-se de uma forma de introdução muito persuasiva na medida em que convoca o leitor, o interlocutor, a participar de nosso ponto de vista, nossa opinião.

Exemplo:

Você tem tempo de ler este artigo? Se não tiver, paciência. Pelo menos assim você estará inadvertidamente ajudando a ilustrar o argumento que ele defende. Obrigado pela força. Mas, se você tiver, só me resta pedir a sua paciência e compreensão. Espero que você não se arrependa, após a leitura, de ter perdido o seu tempo, e que o meu argumento encontre alguma ressonância em sua própria experiência.
(Eduardo Giannetti - Folha de São Paulo, 16/04/98)

Analogia / comparação: estabelecer pontos de semelhança entre coisas diferentes, comparar, é um modo criativo e provocador de introduzir a discussão de um tema.

Exemplo:

O futebol pode ser comparado a um grande gênero literário. Dispõe de um espetáculo, de uma rede de comentários, tem regras e ritual definido. A objeção, no caso, seria a de que uma partida não vem a ser uma ficção: uma jogada, afinal, é para valer, pertence à praxis (e não à poíesis) e, além do mais, o que vale para o futebol vale para todos os esportes, e assim meu argumento ficaria sem valor etc.
(Antônio Medina Rodrigues - A Palavra e o Futebol - Rev. Livro Aberto - agosto/1996)