Tipos de falácias
1- Petição de princípio / círculo vicioso / tautologia: apresentar a própria declaração como prova dela, admitindo como verdadeiro o que está em discussão.
Ex: Nudez pública é imoral porque é uma ofensa evidente.
Comentários
Repare que ambas as afirmações dizem a mesma coisa: a premissa (Nudez pública é uma ofensa evidente) está reformulada como conclusão (Nudez pública é imoral).
2- Ignorância da causa ou falsa causa: relacionar mal causa e consequência, atribuindo como verdadeira causa de algo o que na verdade é simples aparência ou coincidência; colocar o que vem antes como causa do que vem depois.
Ex: Todo profeta ou messias é um líder carismático. Portanto, o exercício de liderança é um caminho para uma inspiração religiosa.
Comentários
A premissa é dúbia, mas, mesmo que fosse verdadeira, ela não torna a conclusão provável. A correlação entre liderança e inspiração não pode gerar a conclusão de que a primeira causa a segunda. É bem mais provável pensar o contrário: inspiração religiosa pode motivar liderança... Não se trata, entretanto, de uma conclusão inevitável. Existem outras possibilidades lógicas, não consideradas no argumento (ex: um fator genético ou social pode ser responsável por ambas as qualidades: inspiração religiosa e liderança, elas podem ser apenas coincidentes etc).
3- Falsa analogia e/ou probabilidade: a partir de determinadas coisas explicar outras, criando hipóteses e não certezas e/ou induções imperfeitas.
Ex: Casamentos são como corridas de cavalo. Alguns são vitoriosos, enquanto outros estão fadados ao fracasso logo de saída. Assim, verifique seus concorrentes antes de fazer a aposta.Comentários
Além de analogia falsa, por não ser relevante para a conclusão, esse argumento possui outro problema, de que resulta o primeiro: a linguagem excessivamente vaga. Qual o significado de dizer "fazer aposta" num casamento? Quem faz essa aposta? Os próprios parceiros? Os espectadores? Que tipo de casamento é um fracasso? Embora o conselho implícito na conclusão possa, num certo sentido, estar correto, isso não ocorre pelas razões encontradas no argumento.